Olá nobre amigo(a)! Hoje vamos colocar a mão na massa e aprender a forma mais básica de controlar o fluxo de um algoritmo.
Vamos fazer os nossos algoritmos tomarem decisões!
Para isso existem as estruturas de decisão, e a mais utilizada é a estrutura SE-ENTÃO-SENÃO (Em inglês IF-THEN-ELSE).
O funcionamento é simples: com base no resultado de uma expressão lógica (lembra da nossa última lição quando falamos dos operadores lógicos?), o fluxo do algoritmo segue para um bloco de instruções ou não. Observe o esquema da estrutura SE-ENTÃO-SENÃO:
SE <expressão lógica>
ENTÃO
<instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em VERDADEIRO>
SENÃO
<instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em FALSO>
FIM-SE
O bloco de código SENÃO é opcional. É comum encontrar instruções de decisão apenas com SE-ENTÃO sem o bloco SENÃO. Veja um esquema gráfico desta estrutura de decisão.
Simples assim. Essa estrutura não tem segredos. Agora é hora de praticar! Vamos lá?
Vejamos um exemplo de utilização desta estrutura com um algoritmo, você pode usar o VisuAlg para testar esse algoritmo e ver o resultado.
Neste algoritmo, vamos simular um caixa eletrônico quando vamos sacar dinheiro. O caixa eletrônico verifica se o valor que desejamos sacar é menor que o saldo disponível. Assumiremos que há R$ 1000 de saldo disponível para o saque. Se o valor que o usuário quer sacar é menor ou igual ao saldo disponível, então o algoritmo permite o saque, caso contrário, não.
algoritmo "SacarDinheiro"
var
SaldoDisponivel : REAL
ValorDoSaque : REAL
inicio
SaldoDisponivel := 1000 //Assumimos que há 1000 reais de saldo na conta disponível para saque
ESCREVA ("Informe o valor do Saque: ")
LEIA (ValorDoSaque)
SE ValorDoSaque <= SaldoDisponivel ENTAO
SaldoDisponivel := SaldoDisponivel - ValorDoSaque
ESCREVAL ("Sacando R$ ", ValorDoSaque, ".")
SENAO
ESCREVAL ("O valor solicitado é maior que o valor disponível para saque!")
FIMSE
ESCREVAL ("Saldo disponível: R$ ", SaldoDisponivel)
fimalgoritmo
Abaixo a execução do algoritmo acima quando informamos valores menores que 1000.
Agora a execução do mesmo algoritmo, porém inserindo um valor maior que 1000 para saque.
Perceba que o fluxo do algoritmo tomou rumos diferentes.
Essa é a estrutura de controle de fluxo mais utilizada na criação de programas de computador. Pratique-a criando algoritmos que tomam decisão.
Para aprender você deve praticar bastante criando algoritmos.
Lembra do exercício que você fez na lição #2? Aquele que calcula a média de um aluno. Vamos incrementar ele e informar se ele foi aprovado ou reprovado.
Então o algoritmo deve ser assim assim: O usuário digita as 4 notas (de 0 a 10) bimestrais do aluno e o algoritmo deve calcular a média. Depois o algoritmo deve verificar se a média é maior ou igual a 6. Caso afirmativo, exibe na tela uma mensagem informando que o aluno foi aprovado, caso contrário, uma mensagem informando que ele foi reprovado.
Na próxima lição eu vou mostrar o meu algoritmo para solucionar este exercício. Mas é muito importante que você tente fazer esse algoritmo sozinho antes de ver a resposta. Ok?
Além disso você vai aprender como fazemos para nosso algoritmo tomar decisão quanto tem MUITAS opções. Fique atento ao seu e-mail.
Até a próxima!
1/10 - Por que aprender programação? (Lição aprendida)
2/10 - Criando os seus primeiros programinhas. (Lição aprendida)
3/10 - Variáveis, constantes e tipos de dados (Lição aprendida)
4/10 - Operadores (Lição aprendida)
5/10 - Tomando decisões! (Você está aqui!)
6/10 - Tomando decisões entre muitas opções (Próxima lição)
7/10 - Loops básicos!
8/10 - Loops pré-definidos
9/10 - Vetores e Matrizes (Arrays)
10/10 - Funções e Procedimentos
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