5/10 - Tomando decisões!

Olá nobre amigo(a)! Hoje vamos colocar a mão na massa e aprender a forma mais básica de controlar o fluxo de um algoritmo.

Vamos fazer os nossos algoritmos tomarem decisões!

Para isso existem as estruturas de decisão, e a mais utilizada é a estrutura SE-ENTÃO-SENÃO (Em inglês IF-THEN-ELSE).

Estrutura de decisão SE-ENTÃO-SENÃO

O funcionamento é simples: com base no resultado de uma expressão lógica (lembra da nossa última lição quando falamos dos operadores lógicos?), o fluxo do algoritmo segue para um bloco de instruções ou não. Observe o esquema da estrutura SE-ENTÃO-SENÃO:

SE <expressão lógica>
   ENTÃO
      <instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em VERDADEIRO>
   SENÃO
      <instruções a serem executadas caso a expressão booleana resulte em FALSO>
FIM-SE

O bloco de código SENÃO é opcional. É comum encontrar instruções de decisão apenas com SE-ENTÃO sem o bloco SENÃO. Veja um esquema gráfico desta estrutura de decisão.

estrutura-IF

Simples assim. Essa estrutura não tem segredos. Agora é hora de praticar! Vamos lá?

SE-ENTÃO-SENÃO na prática!

Vejamos um exemplo de utilização desta estrutura com um algoritmo, você pode usar o VisuAlg para testar esse algoritmo e ver o resultado.

Neste algoritmo, vamos simular um caixa eletrônico quando vamos sacar dinheiro. O caixa eletrônico verifica se o valor que desejamos sacar é menor que o saldo disponível. Assumiremos que há R$ 1000 de saldo disponível para o saque. Se o valor que o usuário quer sacar é menor ou igual ao saldo disponível, então o algoritmo permite o saque, caso contrário, não.

algoritmo "SacarDinheiro"
var
   SaldoDisponivel : REAL
   ValorDoSaque : REAL
inicio

      SaldoDisponivel := 1000 //Assumimos que  1000 reais de saldo na conta disponível para saque
      ESCREVA ("Informe o valor do Saque: ")
      LEIA (ValorDoSaque)
      SE ValorDoSaque <= SaldoDisponivel ENTAO
         SaldoDisponivel := SaldoDisponivel - ValorDoSaque
         ESCREVAL ("Sacando R$ ", ValorDoSaque, ".")
      SENAO
         ESCREVAL ("O valor solicitado é maior que o valor disponível para saque!")
      FIMSE

      ESCREVAL ("Saldo disponível: R$ ", SaldoDisponivel)

fimalgoritmo

Abaixo a execução do algoritmo acima quando informamos valores menores que 1000.

Sacar-dinheiro-menor-que-10001

Agora a execução do mesmo algoritmo, porém inserindo um valor maior que 1000 para saque.

Sacar-dinheiro-maior-que-1000

Perceba que o fluxo do algoritmo tomou rumos diferentes.

Essa é a estrutura de controle de fluxo mais utilizada na criação de programas de computador. Pratique-a criando algoritmos que tomam decisão.

Hora de praticar!

Para aprender você deve praticar bastante criando algoritmos.

Lembra do exercício que você fez na lição #2? Aquele que calcula a média de um aluno. Vamos incrementar ele e informar se ele foi aprovado ou reprovado.

Então o algoritmo deve ser assim assim: O usuário digita as 4 notas (de 0 a 10) bimestrais do aluno e o algoritmo deve calcular a média. Depois o algoritmo deve verificar se a média é maior ou igual a 6. Caso afirmativo, exibe na tela uma mensagem informando que o aluno foi aprovado, caso contrário, uma mensagem informando que ele foi reprovado.

Na próxima lição eu vou mostrar o meu algoritmo para solucionar este exercício. Mas é muito importante que você tente fazer esse algoritmo sozinho antes de ver a resposta. Ok?

Além disso você vai aprender como fazemos para nosso algoritmo tomar decisão quanto tem MUITAS opções. Fique atento ao seu e-mail.

Até a próxima!


Índice das 10 lições do Minicurso de lógica de programação

1/10 - Por que aprender programação? (Lição aprendida)

2/10 - Criando os seus primeiros programinhas. (Lição aprendida)

3/10 - Variáveis, constantes e tipos de dados (Lição aprendida)

4/10 - Operadores (Lição aprendida)

5/10 - Tomando decisões! (Você está aqui!)

6/10 - Tomando decisões entre muitas opções (Próxima lição)

7/10 - Loops básicos!

8/10 - Loops pré-definidos

9/10 - Vetores e Matrizes (Arrays)

10/10 - Funções e Procedimentos

P.S.

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