2/10 - Criando os seus primeiros programinhas.

Olá amigo(a)! Esta é a nossa segunda lição do Minicurso GRÁTIS de lógica de programação do blog { Dicas de Programação }.

Na primeira lição deste minicurso eu te expliquei porque você DEVE começar a aprender programação AGORA mesmo. Também ensinei que você não precisa saber inglês para começar e porque vamos escrever algoritmos em PORTUGUÊS nos exercícios e exemplos deste minicurso.

Bom, vamos à segunda lição. Hoje você vai aprender:

O que é um Algoritmo?

O primeiro passo para se aprender programação não envolve computador, envolve educar a sua mente a explicar em detalhes os passos necessários para executar uma tarefa.

Ferramenta para aprender programação

Você deve aprender modelar um roteiro que explica quando tomar decisões e quando realizar determinadas tarefas, esse roteiro é chamado de "algoritmo".

Você sabia que os primeiros processadores só sabiam realizar somas?

A partir dessa operação básica que o computador sabia fazer, você já imagina um algoritmo para fazer multiplicações?

Talvez você ainda não saiba exatamente como é esse algoritmo, mas com certeza já imaginou que precisa fazer repetidas somas. Certo?

É assim que nós aprendemos fazer multiplicação na escola. E essa também é uma forma de ensinar uma máquina a fazer multiplicação.

Agora que você já pensou como faz multiplicação através de somas, vou mostrar como eu faria um algoritmo para realizar uma multiplicação de dois números.

Algoritmo Multiplicação de números positivos

Declaração de variáveis

numero1, numero2, resultado, contador: Inteiro

Inicio

leia(numero1)

leia(numero2)

resultado <- 0

contador <- 0

Enquanto contador < numero2 Faça

resultado <- resultado + numero1

contador <- contador + 1

Fim-Enquanto

escreva(resultado)

Fim

Talvez este algoritmo possa ser um pouco complicado para você entender agora, sendo o primeiro algoritmo que te mostro. Não se preocupe em entender cada passo do algoritmo agora. Continue lendo que vou te mostrar alguns algoritmos mais simples hoje. Ao final você entenderá exatamente como esse algoritmo funciona... Mas antes vamos ver a ferramenta que vamos usar ao longo deste minicurso.

A melhor ferramenta para aprender lógica de programação

Sabe qual a melhor ferramenta de estudos para aprender lógica de programação?

Ferramenta para aprender programação

Caderno, lápis e borracha! Sim, essa é a melhor ferramenta para aprender lógica de programação!

Na verdade, digo isso porque foi assim que eu aprendi: escrevendo algoritmos no caderno. No começo, usa-se mais a borracha que o lápis! rs.

Embora naquela época não tivesse muito recurso tecnológico para aprender lógica de programação, acredito que hoje com tantas distrações na internet talvez seja realmente melhor se desligar disso tudo para conseguir aprender algo.

Uma técnica que gosto muito para me ajudar na concentração e ter mais produtividade é a Técnica Pomodoro.

Não é o foco deste minicurso, mas eu escrevi um artigo sobre essa técnica. Se quiser saber mais clique no link abaixo e leia depois que acabar de ler a lição de hoje:

Clique AQUI para conhecer a técnica pomodoro!

Voltando ao minicurso, se não vai usar lápis e borracha e quiser utilizar um software para te ajudar a aprender programação. Sugiro que você utilize o Visualg, pois neste minicurso vamos utilizá-lo para escrever códigos em português.

Na minha opinião o VisuAlg é a melhor IDE (Ambiente de desenvolvimento) para iniciantes em programação implementarem seus algoritmos.

O Visualg foi criado por um brasileiro (Claudio Morgado de Souza), é fácil de ser usado e compila pseudo-códigos escritos em português, também conhecidos como “Portugol”.

Instalando o Visualg no seu computador

A instalação do VisuAlg é muito simples e o software pode ser instalado em Windows 95 ou posterior. Para instalar o o Visualg basta baixá-lo através do link abaixo, extrair o executável e rodar. Pronto.

Clique AQUI para fazer o download do Visualg

Obs: Quem usa linux, o Visualg funciona perfeitamente no Wine. Eu mesmo uso o Visualg no Linux.

Visualg

A tela do VisuAlg compõe-se da barra de menu, barra de tarefas, barra de ferramentas, do editor de textos (que toma toda a sua metade superior), do quadro de variáveis (no lado esquerdo da metade inferior), do simulador de saída (no correspondente lado direito) e da barra de status. O programa já inicia com o "esqueleto" de um algoritmo. Como você pode ver na figura acima.

O professor Antonio Carlos Nicolodi reformulou o Visualg e lançou a versão 3.0 com uma interface nova e algumas melhorias. Para este minicurso você pode usar a versão 3.0 ou a 2.5. Como você preferir.

Você pode baixar qualquer uma das duas versões clicando AQUI!

Criando o seu primeiro programa!

Agora que você já tem o Visualg, é hora de criar o seu primeiro programa. O famoso "Hello World". Abra o visualg e escreva o algoritmo abaixo:

Hello World Visualg

Vamos entender esse primeiro programa que você criou.

1º Na primeira linha, nós colocamos o nome do algoritmo "BoasVindas".

2º As quatro linhas seguintes são comentários, ou seja, é ignorado pelo compilador, não é um comando de algoritmo. Toda linguagem de programação tem alguma forma de fazer comentários no código. No Visualg os comentários começam com duas barras. Assim: //

Nota para o iniciante: Embora os comentários não sejam interpretados como comandos na hora de executar o programa, eles são muito importantes quando se escreve software, pois através dos comentários a gente explica o que uma parte do código faz para um outro programador que trabalhará neste mesmo código no futuro. Lembre-se: este programador pode ser você! É uma boa prática comentar códigos.

3º Em seguida vemos as declarações de variáveis. Nós declaramos uma variável chamada nome do tipo CARACTERE. Na próxima lição eu vou explicar o que é uma variável, mas por agora só entenda que nós podemos armazenar valores em uma variável.

4º O programa começa de fato após a cláusula inicio. Perceba que depois do início tem outro comentário.

5º A primeira coisa que fazemos no programa é escrever na tela para o usuário: Olá! digite o seu nome:

Nós fizemos isso através da função ESCREVA. Também falarei sobre as funções mais pra frente neste minicurso, por hora, pense que a função vai fazer alguma coisa pra gente. No caso, escrever um texto na tela.

6º Na linha seguinte, nós capturamos o que o usuário digitou através da função LEIA. E armazenamos o texto que o usuário digitou na variável nome.

7º Por fim, nós mostramos na tela (novamente através da função ESCREVA): Seja bem vindo (o valor da variável nome)!

Note que nós juntamos ao texto Seja bem vindo o valor da variável nome. Se o usuário digitou José o programa vai exibir na tela: Seja bem vindo José!

Veja na imagem abaixo como acontece a execução do programa que acabamos de criar.

resultado algoritmo básico

Entendendo o algoritmo da multiplicação

Agora que você criou o seu primeiro programa, vamos tentar entender aquele algoritmo da Multiplicação que eu falei no começo da lição de hoje. Antes vamos implementá-lo no Visualg.

algoritmo de multiplicação

Para entender o algoritmo, é importante definir algumas coisas:

Vamos ver qual seria o resultado da execução deste algoritmo?

resultado do algoritmo de multiplicação

Este algoritmo eu não vou explicar aqui. Preferi dar as informações que você precisava para entender. Você precisa se esforçar um pouco pra entender o algoritmo.

Se você não conseguiu entender este algoritmo da multiplicação, não se preocupe, tem coisa nele que eu ainda vou explicar. Mas já dá pra você ter uma ideia de como um algoritmo funciona, como eu transferi a forma de resolver o problema da multiplicação da maneira que eu sei fazer, porque aprendi quando criança, para o computador resolver sozinho.

Por hoje é só.

Mas eu queria deixar um exercício para você fazer antes de eu te enviar a próxima lição ...

Exercício "para casa"

Quero que você escreva um algoritmo para calcular a média de um aluno através de suas 4 notas no ano letivo.

Ou seja, o algoritmo precisa ler as quatro notas que o usuário digitar, calcular a média e exibir na tela para o usuário.

Vou dar a resposta na próxima lição, mas é muito importante que você tente fazer este exercício sozinho. Com o que você aprendeu até agora, você já é capaz de resolver este exercício.

Na próxima lição (você receberá por e-mail) vamos começar a fazer os nossos programas tomarem decisões.

Enquanto isso, tente praticar criando alguns algoritmos básicos. As dificuldades no primeiro contato com programação é normal, mas nesse minicurso você vai aprender como superar isso fazendo exercícios.

Aprender lógica de programação é como aprender matemática. Tem que praticar!

Até a próxima!


Índice das 10 lições do Minicurso de lógica de programação

1/10 - Por que aprender programação? (Lição aprendida)

2/10 - Criando os seus primeiros programinhas. (Você está aqui!)

3/10 - Variáveis, constantes e tipos de dados (Próxima lição)

4/10 - Operadores

5/10 - Tomando decisões!

6/10 - Tomando decisões entre muitas opções

7/10 - Loops básicos!

8/10 - Loops pré-definidos

9/10 - Vetores e Matrizes (Arrays)

10/10 - Funções e Procedimentos

P.S.

Se você está gostando desse Minicurso ajude-nos a divulgá-lo.

| Divulge no Twitter! | Compartilhe no Facebook! | Compartilhe no LinkedIn!

(Você ainda poderá editar a mensagem antes de publicá-la.)

P.S.S

Chegou aqui através do Twitter, Facebook ou link de um amigo?

Esta é a lição #2 do Minicurso 100% GRÁTIS de Lógica de Programação. São 10 lições super explicadas com a melhor didática para ensinar programação do ZERO para qualquer pessoa! Agora aprender programação está acessível a qualquer um!

Aqui você encontrará conteúdo simples e prático que vai te ensinar os conceitos básicos por trás da programação, ao final você será capaz de criar pequenos programas e estará pronto para aprender qualquer linguagem de programação sem dificuldades.

Inscreva-se neste Minicurso. É GRÁTIS! Clique no Botão abaixo:

Quero me inscrever AGORA!!!